Três cães vítimas de maus-tratos foram resgatados na tarde de quarta-feira em Santa Maria. Após diversas denúncias, a organização não governamental (ONG) Grupo de Apoio Santa-Mariense de Proteção Animal (Gaspa) foi até uma residência, na Vila Tropical, onde constatou o crime. A ação juntou dezenas de moradores que confirmaram que os animais viviam em situação de abandono. O proprietário não estava em casa no momento em que os cachorros foram salvos.
Ainda na terça-feira, os integrantes da Gaspa estiveram no local e não conseguiram contato com o dono da casa, o que impossibilitou o resgate. No final da tarde de quarta-feira, eles retornaram à residência e, diante da situação, com a ajuda de moradores e um adestrador, arrombaram o portão do local e encontraram três cães. Os bichos estavam bastante assustados, sob o sol, sem água, comida e extremamente debilitados fisicamente. Uma ossada também foi encontrada no pátio.
Vizinhos, que preferiram não se identificar, afirmaram que os bichos ficavam dia e noite uivando de fome.
O pessoal comenta que já viu ele (proprietário) ateando fogo nos bichos disse uma senhora.
Com um ofício da promotoria de justiça em mãos, uma guarnição do Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BM) acompanhou a ação. Os policiais militares registraram um boletim de ocorrência, no qual documentaram os maus-tratos. Conforme os PMs, o responsável poderá responder por crime ambiental.
A Guarda Municipal, que acompanhou a ação, levou os bichos até uma clínica veterinária. Conforme a presidente da Gaspa, Elis Parode, depois que recuperaram a saúde, os cães serão encaminhados para adoção. O mais debilitado deles, um pastor alemão, já ganhou uma casa nova.
"